18.1.10

Colocação pavimento radiante


O pavimento radiante hidraúlico foi colocado durante a última semana de Dezembro e terminou na primeira de Janeiro de 2010. Para que se possa entender o procedimento, a Profilong efectuou um album fotográfico da sua evolução, que achamos importante mostrar.
O primeiro passo é colocar betonilha de regularização do pavimento, como podemos ver na foto acima.


Estes são os principais elementos constituintes do pavimento radiante: a placa base composta por duas bases, uma de isolamento base com pitons e outra de pvc de 0.5mm de espessura assente na anterior, formando um corpo único.
Abaixo, podemos ver so tubos que serão instalados nas placas anteriores e por onde passará a água quente para o aquecimento.
Para melhorar a eficiência do aquecimento e consequente mais valia no isolamento sonoro foi colocada uma tela de protecção entre a betonilha e as placas de pitons para a instalação do aquecimento.


Esta foto é perfeita para conseguirmos ver as camadas da instalação.


Podemos ver os enchimentos efectuados junto das paredes e locais onde existam mobiliário fixo permitindo o afastamento necessário à instalação do aquecimento; a tela branca por baixo das placas de pitons e finalmente a placa de pvc com pitons.



O início da construção da caixa de corte do aquecimento, onde vemos a primeira colocação dos tubos de passagem da água. E na foto abaixo vemos a colocação da tubagem nos pitons das placas base.



Posteriormente é colocada uma fita de isolamento para absorver as dilatações lateralmente, em polietileno expandido. Abaixo vemos uma parte já completa.
O desenho da tubagem é muito interessante. Até numa mera instalação somos surpreendidos com desenhos que transmitem a racionalidade e o artístico da evolução de uma construção. Esta foto merece estar no nosso painel.




Posteriormente, quando o sistema de aquecimento é instalado é descarregada a betonilha para protecção da tubagem permitindo o posterior assentamento do pavimento final.



Este é o aspecto final. Agora é deixar secar a camada de betonilha e posteriormente prepará-la para o assentamento do pavimento. Isto só poderá acontecer quando a obra estiver fechada e para isso já estão a ser efectuadas as medições necessárias para a elaboração e colocação das caixilharias em alumínio.

Sem comentários:

Enviar um comentário