22.1.10

14ª Visita


Primeira visita de 2010!!
Estamos atrasados nas actualizações do blogue e por isso, pedimos já as nossas desculpa aos visitantes e seguidores.
Desta vez invertemos o acesso à obra e em vez de entrarmos por nascente decidimos ver o impacto nas ruas a poente. Integra-se perfeitamente!!
Abaixo podemos ver o sol de Inverno em grande força na fachada, área de lazer e piscina.



O anexo já tem as paredes de tijolo concluídas, o que nos permite ver o balanço do mesmo sobre a piscina. A mesma acumulou as águas das chuvas, mas não é o suficiente para vermos o aspecto final da sobreposição do volume à água.



O pavimento continua à espera das betonilhas finais.
Novidades na obra: já temos amostra da pedra que vai ser colocada na fachada. Gostamos muito! E estamos ansiosos por ver a imagem final. Podem ver o pormenor da pedra na fotografia abaixo.



O terreno neste momento está 0.50m abaixo da entrada da casa. Logo, na intervenção a realizar pela equipa dos arranjos exterior o terreno deverá subir o suficiente para que as cotas fiquem niveladas.
A compactação do terreno deverá ser executada em diferentes fases:
primeiro, deverão ser colocadas pedras na base;
segundo, brita mais fina de forma a preencher os buracos deixados pela camada anterior;
terceiro, terra com substrato para enriquecer a base;
e finalmente, uma camada de terra bem fina e rica necessária ao crescimento das diferentes plantações.
Nesta foto podemos ver que a primeira camada do terreno está a ser executado de forma correcta.




18.1.10

Colocação pavimento radiante


O pavimento radiante hidraúlico foi colocado durante a última semana de Dezembro e terminou na primeira de Janeiro de 2010. Para que se possa entender o procedimento, a Profilong efectuou um album fotográfico da sua evolução, que achamos importante mostrar.
O primeiro passo é colocar betonilha de regularização do pavimento, como podemos ver na foto acima.


Estes são os principais elementos constituintes do pavimento radiante: a placa base composta por duas bases, uma de isolamento base com pitons e outra de pvc de 0.5mm de espessura assente na anterior, formando um corpo único.
Abaixo, podemos ver so tubos que serão instalados nas placas anteriores e por onde passará a água quente para o aquecimento.
Para melhorar a eficiência do aquecimento e consequente mais valia no isolamento sonoro foi colocada uma tela de protecção entre a betonilha e as placas de pitons para a instalação do aquecimento.


Esta foto é perfeita para conseguirmos ver as camadas da instalação.


Podemos ver os enchimentos efectuados junto das paredes e locais onde existam mobiliário fixo permitindo o afastamento necessário à instalação do aquecimento; a tela branca por baixo das placas de pitons e finalmente a placa de pvc com pitons.



O início da construção da caixa de corte do aquecimento, onde vemos a primeira colocação dos tubos de passagem da água. E na foto abaixo vemos a colocação da tubagem nos pitons das placas base.



Posteriormente é colocada uma fita de isolamento para absorver as dilatações lateralmente, em polietileno expandido. Abaixo vemos uma parte já completa.
O desenho da tubagem é muito interessante. Até numa mera instalação somos surpreendidos com desenhos que transmitem a racionalidade e o artístico da evolução de uma construção. Esta foto merece estar no nosso painel.




Posteriormente, quando o sistema de aquecimento é instalado é descarregada a betonilha para protecção da tubagem permitindo o posterior assentamento do pavimento final.



Este é o aspecto final. Agora é deixar secar a camada de betonilha e posteriormente prepará-la para o assentamento do pavimento. Isto só poderá acontecer quando a obra estiver fechada e para isso já estão a ser efectuadas as medições necessárias para a elaboração e colocação das caixilharias em alumínio.

4.1.10

13ª visita




Foi colocada a primeira caixa de visita para o pavimento radiante. Escolhemos o armário que divide a sala de jantar com a cozinha para a localização das infraestruturas maiores para algumas especialidades.


E já temos esgotos, abastecimento de água, aspiração central e electricidade no bloco central da cozinha.

Ultima visita de 2009


Última visita em 2009. A evolução da obra continua a um ritmo mais calmo.
Verificamos coberturas, betonilha colocada em alguns pavimentos, infraestruturas dos sanitários e aprovamos o perfil a colocar nas portadas em madeira.


Vão ser portadas de abrir em fole e vão funcionar graças ao perfil acima fotografado.


Começaram os trabalhos para o pavimento radiante. Estas são caixas de visita que permitem o controle de qualquer problema no funcionamento do mesmo.
São grandes, ocupam a largura total da parede e irão ser disfarçadas pelo revestimento. Temos de desenhar as tampas das caixas.

Esta foto mostra os afastamentos necessários no pavimento/paredes para a colocação do pavimento radiante.

Bom ano de 2010!!