9.11.09

Décima segunda visita

Esta actualização vai agrupar duas passagens na obra. Fomos verificar as aberturas de parede para as infraestruturas do abastecimento de águas, esgotos, escoamento das águas pluviais (águas das coberturas), electricidade e aspiração central.

Na cozinha visualizamos três tipos de tubagens para diferentes especialidades. Os tubos brancos do lado esquerdo pertencem à estrutura da aspiração central; os tubos cinzentos do centro à passagem de todos os fios pertencentes à electricidade e controlo, por domótica, dos vários equipamentos da habitação; os tubos azuis são para o abastecimento de águas.

O tanque de descarga das sanitas suspensas.

E eis que surge o início do quadro na entrada para o sistema de domótica. Algum dia pensaram que poderia ter este conjunto de tubos debaixo do pavimento ou dentro das paredes?
No futuro, quando o quadro estiver colocado e pronto a experimentar prometemos fazer uma demonstração do conforto que este sistema inteligente proporciona.

Os vasos sanguíneos do piso superior.

O pormenor da marcação da tarefa de cada tubo.

Enquanto é construído o cérebro da habitação, o exterior desenvolve-se lentamente.
O anexo está terminado e já temos percepção da sua invasão na piscina. A laje balançada reflecte-se no interior da piscina pois achamos importante a segurança dos futuros nadadores. A família corria o risco de submergir nesta área e, por qualquer motivo, ao subir para a superfície da piscina batesse com a cabeça na laje e ficasse inconsciente. Com este maciço, podem nadar ao seu redor sem qualquer risco.

14.10.09

Décima primeira visita


A estrutura de betão da entrada principal da habitação e da entrada na garagem já estão executadas. As caixas de visita e de recolha das diferentes águas já aparecem ao longo da extensão do terreno e as infraestruturas do quadro a colocar no muro exterior já começaram a ser colocadas.


Fizeram os negativos na fachada para os tubos de queda das águas pluviais e no interior também já começaram a colocar as tubagens para as águas residuais, pluviais e electricidade.



E estes buracos foram feitos na laje maciça para a drenagem das águas residuais (esgotos). A perfeição é contemplada na fotografia abaixo. Vejam a composição da laje...



E finalmente, podemos ver o volume do anexo completo. A laje já está em balanço por cima da piscina afirmando-se como intrusa.
Perguntam porque decidimos não continuar com a piscina por baixo da laje? Muito simples a resposta porque é muito mais importante a segurança!!




2.10.09

Décima visita

A partir desta data vamos começar a visitar a obra a meio da tarde, o que significa que a luminosidade das fotografias é diferente das anteriores. O que, consequentemente, nos vai permitir mostrar o percurso solar e seus reflexos na habitação.

Os trabalhos de abertura de roços para as especialidades continuam.
As coberturas estão a ser impermeabilizadas para que se consiga fechar a obra antes do Inverno.
É muito importante o conseguirmos, pois a acumulação da água das chuvas na cobertura e paredes provocam patologias que perduram anos.

A piscina tem a sua estrutura terminada e as primeiras peças do revestimento já foram colocadas. Falta terminar a laje suspensa do ginásio.



10.9.09

Nona visita

No dia 09 de Setembro encontramos na obra os responsáveis pelas especialidades pichelaria, electricidade e a equipa responsável pela construção da piscina.


Aqui podemos observar o prolongamento que a piscina proporciona à sala de estar, assim como a relação desta com o ginásio. Fazendo da piscina o coração do espaço de lazer exterior deste projecto.


Dentro da habitação já encontramos algumas especialidades marcadas. Nas fotografias conseguimos ver os desenhos a preto da localização de alguns equipamentos. Aparelhagem eléctrica, tomadas, circuitos internos da electricidade, do abastecimento de água e dos esgotos. Ainda faltam muitas outras...

Também vemos marcações a florescente que identificam os materiais de revestimento das diferentes paredes. Uma boa estratégia para controlarmos espessuras, materiais de acabamento e remates.






1.9.09

Oitava visita

Dia 24 de Agosto, temos as paredes exteriores terminadas e paredes interiores quase a terminar. Apresentamos a perspectiva geral da visita.





Os volumes já são nitidos. Os espaço de separação entre os mesmos revelam a relação interior/exterior tão presente no conceito. Temos casa!!

Espreitem o jardim interior e sua comunicação com todos os compartimentos.



O anexo também terminado já balança sobre o buraco da piscina.


Faltam algumas divisórias interiores e na próxima semana chegam os trabalhadores das diferentes especialidades. Picheleiros, electricistas, etc... para fazerem "roços" (aberturas nas paredes de tijolo para colocação dos equipamentos necessários às especialidades).
Eis um pormenor: todas as paredes são acentes sob uma lâmina da manta "Boltherm 501" de 5mm de espessura e larguras adequada a cada medida de tijolo .

Antes das férias

Recebemos por email as últimas fotografias.

Aqui vemos a constituição da rampa de acesso à garagem.

Este é o interior da garagem e a sua ligação com o piso superior.

O anexo já tem estrutura completa.
A construção continua a correr bem.

22.7.09

Sétima visita

Dia 20 de Julho, mais uma visita à obra. Este é o panorama geral do estaleiro.
A estrutura da habitação está terminada e a laje aligeirada de pavimento do anexo em curso.

Começaram a limpeza da obra para que na próxima semana a equipa de trolhas inicie a construção das paredes de tijolo.
As próximas fotografias mostram o percurso pela habitação. Começamos pelo exterior, entramos e subimos à cobertura.










Curiosidade: depois de retirarem as cofragens e estruturas de assentamento das lajes ficam sempre as tábuas de madeira que o empreiteiro de betão pode reutilizar noutras obras e restos de madeira que são considerados lixo. Neste caso, lenha para os vizinhos.
Gostamos desta atitude pois somos a favor das boas relações e da reutilização de materiais.

Durante a próxima semana o engenheiro coordenador da obra, o fotografo oficial da Profilong está de férias e a Matéria Modular vai encerrar em Agosto.
Voltamos com actualizações no fim de Agosto. Boas férias!